quarta-feira, janeiro 11

Minha avó tem Alzheimer...

Ontem fui á livraria para comprar livros que veio na lista de material da escolinha da Maria, como eu teria que escolher dois títulos fiquei olhando vários... Me deparei com uma coleção muito legal da Editora Scipione o Igualdade na Diferença. E um livro que me chamou muito a atenção foi "Minha avó tem alzheimer".

Descrição do livro:
Formato: Livro
Editora: SCIPIONE
Assunto: Literatura Infantil

O livro:

A partir de situações do cotidiano, a jovem Paula conta como é conviver, na mesma casa, com sua avó, que sofre de um mal que afeta 80% dos idosos - a doença de Alzheimer. A mãe explica à menina que a cabeça da avó é como se fosse uma enorme árvore, em que cada folha representasse um evento de sua vida. As mais antigas ficam em abaixo, e as mais recentes, em cima. Com a doença, é como se o outono chegasse, derrubando primeiro as folhas mais altas, o que explicaria por que a avó esquece as coisas mais recentes e lembra das antigas. Uma história sensível, que fala da importância de compreensão e solidariedade.
 
------------------

 É muito difícil encontrar um livro sobre este assunto para trabalhar com as crianças, digo isto pois minha vó teve esta doença, ela faleceu faz um ano e 7 meses. É muito complicado as crianças entenderem o processo desta triste doença, e realmente naque época não conhecia este livro que traz uma forma muito legal de explicar para as crianças o que acontece com as pessoas que tem o Alzheimer, pois eles ficam muito assustados com o "comportamento" desses doentes. 

Lembro que foi super complicado explicar isto para o meu sobrinho que era o maiorzinho (tinha uns 5 anos), pois o convívio dele com a minha avó era diário, pois ela morava com a minha mãe. Era complicado mostrar para ele que ela não era "louca" e que teria que aprender a lidar já que os dois eram muito ligados, ser compreensivo, que a bisa as vezes iria fazer birras como as crianças, e que muitas vezes ela não lembraria de nada nem da gente.

Espero que tenham gostado da dica de livro, vale a pena dar uma olhada na coleção toda, muito boa!

6 comentários:

Maria Flicka disse...

Olá Tássia :)

Muito bom este seu post, e muito importante toda a gente saber e pensar bem nisto!! Doença terrível, qualquer um é, mas não sei é mesmo das piores, uma pessoa perder as memórias, é perder tudo!!

Adorei o seu blog, já a sigo, fico muito feliz se me visitar e seguir também :))

beijinho grande :)

"Dicas de saúde, beleza, e exercício físico em casa"



Bianca disse...

Olá Tássia!
Que dica bacana! Há 2 anos a bisavó paterna da Luana faleceu. Até hj a Luana fala que a bisa sempre olhava para ela e falava: "que menina linda! É filha de quem?". E até hj eu falo para ela que não era por mal e tal. Mas a relação dela com a bisa, de fato era que no fim, a bisa nunca teve conciência de que tinha uma bisneta. Beijos

Anônimo disse...

Na minha família essa doença é um fato. quem não teve ainda vai ter. É o destino de todas nós, principalmente das mulheres da linhagem direta da minnha bisavó. Nenhuma escapou. Então procuramos nos preparar e nos prevenir quanto a isso!

Ivna Pinna disse...

Tássia que dica linda! Nossa amei, não conhecia esse livro.
Super dica mesmo!

Beijão

Tatá disse...

Oi Tássia,

Que bom que você gostou do novo layout. Estou testando algumas coisas... rsrsrs. Não sei se vai ficar assim ainda, não tenho muita prática... rssrs.

As férias foram boas sim, mas curtinhas né. Dia 30/01 tiro mais 15 dias.

Vi as fotos do aniver da Mê no face. Que invejinha....

E você, como está?

Adorei a dica do livro. Eu achei que a minha avó tinha também, mas só agora conseguimos identificar o que realmente ela tem. As vezes os sintomas são tão parecidos com outras coisas... Mas é importante explicar para as crianças de maneira simples. Se agente já tem dificuldade, imagina elas....

Bjussss

Chris Ferreira disse...

Oi Tássia, adorei o título da coleção. Vou procurar amanhã mesmo. E sabe que a minha avó, bisa das meninas, está muito mal do Alzheimer? Esse livro vai ser bem útil.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/