terça-feira, junho 3

Semana do brincar...

Esta é a Semana Mundial do Brincar, e achei interessante trazer o assunto aqui no blog, já que muitas que leem o blog são mães (e pais). Estou lendo muito sobre o assunto nos blogs maternos, aliás indico muito as discussões que tem acontecido no Mamatraca e no Minha mãe que disse, e refletindo muito sobre o assunto afinal brincar é muito importante para o desenvolvimento infantil.

É visível que  hoje em dia as crianças (na sua maioria) não tem uma qualidade nas suas brincadeiras, pois o brincar independe dos melhores brinquedos do mercado, com mil e uma funções e luzes tipicamente roteirizados e limitados. Brincar requer imaginação, não necessita de um roteiro, significa desenvolver várias habilidades. Meu marido sempre foi contra de dar para a Maria bonecas que falam, mexem os olhos, cheias de funções, e podemos contar nos dedos as bonecas que ela tem assim na maioria elas já estão sem as pilhas por pedido da Maria mesmo. As que ela mais gosta são as que não fazem nada e a partir dali ela cria as situações.

Eu tenho em casa uma verdadeira inventora, basta ela achar um papel que já vira em uma luneta de pirata ou cartas que ela enquanto carteira entrega pela cidade. Aliás nas brincadeiras a Maria já foi de tudo, desde princesa, professora, mãe, policial, cachorro, engenheira a super heroína com direito a capa e espada, aqui em casa não tem brincadeira de menino e de menina, existe brincadeira e ponto. Dias destes alguém comentou no face que se encantava com os diversos personagens que a Maria era, e é isto que presamos aqui em casa usar a imaginação e criar.

Fico tão feliz com isto, que conseguimos incentivar a  nossa filha a ser assim, precisamos cada vez mais nos empenhar em dar qualidade no desenvolvimento dos nossos filhos.



O texto já está ficando longo, cansativo e não é esta minha intenção. Mas se pudesse passava o dia escrevendo sobre o brincar e a importância do brincar na infância que é algo recente por incrível que pareça. Bom um dia eu volto para falar das minhas leituras (enquanto historiadora) sobre a construção da família, da maternidade, da infância e do brincar até a sociedade atual, assunto que estou apaixonada.

 E na casa de vocês como é? Criança brinca muito?

Uma boa semana para todos e o que vale é brincar!!!

Um comentário:

Ana Claudia disse...

Passei para deixar um beijinho e desejar boa semana!
Beijos