quarta-feira, agosto 6

Mundo quatro patas: higienização da casa

Agora entramos em um assunto delicado né? Eu sou bem neurótica por limpeza, e a minha neura até que nem aumentou tanto com a chegada da Judith, claro que algumas coisas mudaram, mas muitas já eram da minha rotina básica.

 
 Já vou começar contando que pelo fato de eu e a Maria ter renite já dá para imaginar que pêlo não é muito bem vindo aqui em casa. Esta semana a Judi está soltando muito pêlo, acredito ser pelo calor absurdo que faz na maior parte da semana, e por seu pêlo estar um pouco grande. Sábado depois que dei o banho e a sequei parecia um ursão arrepiado, ri horrores dela, apesar de ter ficado bem fofinha. Ah amanhã já vamos tosar, minha renite agradece.

Voltando ao assunto limpeza... Não posso com casa que tem muito cheiro de cachorro, sei que eles tem um odor próprio, mas dá para amenizar né? Segue um cronograma que tenho da higienização do meu lar para tentar amenizar isto.

A Judi faz suas necessidades fisiológicas no jornal que fica na lavanderia, ela já veio ensinada o que facilitou muito a nossa vida. A troca é feita assim que vemos que ela fez as necessidades, só não trocamos logo quando não tem alguém em casa, mas se tem assim que detectado o problema trocamos, sei que gasta mais jornal e tal, mas lembrem tenho uma filha pequena em casa que não cuida muito se está sujo ou não, já vai pisando no jornal. A cada troca aproveitamos e passamos um paninho com um multiuso, para não ficar grudado no chão aquele xixi seco.

Todo dia eu varro todo o apartamento e dou uma boa sacudida nos tapetes da casa. Primeiro para tirar os pêlos do chão e segundo  que andamos muito de meia/descalço e a Maria brinca muito no chão também então sempre varro a casa, este era um hábito que eu já tinha, é de antes da Judi então não mudou muito a rotina.

Eu tenho alguém que faz a limpeza completa da casa uma vez por semana, tira o pó de tudo, limpa chão, desengordura toda cozinha, limpa o banheiro, trocar as roupas de cama, mantas de sofá... Completa mesmo!!!! rsrsrs Quase sempre deixo agendado para ser da metade para o final de semana, assim a casa já está ajeitadinha para encarar os dias de descanso.

Como sabemos apenas uma varrida no chão e a limpeza com produtos de higienização uma vez por semana não resolve o problema, ainda limpo o chão mais uma ou duas vezes na semana, este hábito adquiri após a presença da Judi justamente para amenizar o pó da casa. Quase sempre faço no domingo e na terça, mas dai é aquela passada de pano com rodo mesmo, sem muito estresse mas que resolve muito, afinal não quero passar o tempo todo limpando a casa né? Neste dia também tiro o pó novamente da sala. O banheiro e a cozinha tiro o pó diariamente (coisa que já fazia antes).

Quando limpo o chão uso um produto que a minha tia que me ajuda na limpeza indicou, acredito que quem tem cachorro já conheça, mas eu não conhecia, é o Sanol, ele ajuda a eliminar o odor do animal em casa, seja cachorro ou gato. Uma dica é só não limpar onde está o banheirinho do cachorro (jornal), pois como elimina o cheiro é capaz do cachorro achar que não é mais para fazer ali. Para o pó utilizo os produtos multiuso comum.


Outra dica (que não canso de dar aqui) é deixar novamente aromatizadores de ambiente espalhados pela casa, ajudam a dar uma disfarçada legal no cheiro dos quatro patinhas, eu estou usando os cítricos pois acho que dão uma sensação e um cheiro de limpeza para o ambiente.

A limpeza aqui de casa é feita assim, eu acredito que o não tem muito cheiro da Judi aqui em casa. Desde que ela veio, irá completar dois meses amanhã só tive uma crise de renite, mas foi decorrente a um incenso na casa da minha irmã e da mudança constante de temperaturas aqui no Sul, mas nada referente a ter um cachorro em casa, dá para ver que me empenho na higienização né? Ah antes que pensam que passo o dia limpando, reforço que não, mas confesso que gasto sim uma horinha por dia na arrumação total.

Se alguém tem mais alguma dica passa ai!

4 comentários:

Unknown disse...

Em sou chata com a limpeza tbm flor, teno 2 gatos e se a gente bobeia a casa com com cheiro de bicho.
Esse Sanol eu nunca usei, mas já vi no mercado, vou comprar para experimentar.
Beijos
Ki
www.donakizzy.com.br

Chris Ferreira disse...

Oi Tássia, aqui eu tenho a Xina que também faz as necessidades no jornal que fica na área. Varremos o chão todos os dias e passamos pano úmido todos os dias. Usamos o material de limpeza uma vez por semana na casa toda. Na cozinha, não tem jeito, usamos todos os dias. Sabe que eu não conhecia esse produto? Vou procurar!
Uma ótima semana pra você
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe

Carol Sena disse...

Eu queria muito um cachorrinho, mas como minha lavandeira é muito pequena e integrada com a cozinha... é realmente impossível... mas queria muito rsrsrs bju

Blog Dona Ingrid disse...

Adorei essas dicas!
To precisando mesmo!
A Salvelina faz muito xixi, eu preciso desse desinfetante!!

Assim que ela tomar todas as vacinas vamos adestra-la para só fazer xixi em baixo no prédio na grama! Acho que isso vai diminuir muito o cheio!

beijocas e boa semana!